A Softline Holding foi fundada em 1993 por Igor Borovikov. Desde a sua criação, o grupo cresceu de um revendedor local de software com apenas 10 funcionários para um fornecedor global de soluções e serviços de TI com 8.400 funcionários.
Ao longo dos seus quase 30 anos de história, o grupo de empresas Softline criou uma reputação sólida devido ao desenvolvimento bem-sucedido e crescimento contínuo.
A Softline complementou o seu crescimento orgânico com a aquisição de uma série de revendedores de alto valor de TI e fornecedores de soluções, tal como descrito abaixo, com a primeira transação de F&A do grupo concluída há mais de dez anos atrás. Desde então, a empresa concluiu mais de 20 aquisições e continua a procurar oportunidades de F&A para aumentar as suas principais estratégias de crescimento natural que se baseiam no desenvolvimento das capacidades existentes, expansão geográfica e angariação dos novos clientes.
Alguns momentos relevantes que vale a pena destacar na história da Softline são os seguintes:
- 1993 — A Softline foi fundada e estava focada no licenciamento de software científico (Wolfram Research, Mathsoft, etc.); utilizava a abordagem de envio direto dos emails como estratégia para sair ao mercado.
- 1993-1998 — Expansão da carteira de fornecedores de software para além do software científico, acrescentando os principais fornecedores globais (Microsoft, Borland, Symantec, IBM, etc.)
- 1998 — A empresa tornou-se parceira principal de licenciamento de software. O grupo lançou a revista-catálogo de software “Softline Direct” com uma circulação anual de publicações superior a 150.000 exemplares, e investiu uma parte significativa do seu orçamento em campanhas de marketing. A Softline assinou um acordo oficial de parceria com a Microsoft LSP focando nos grandes clientes.
- 1999-2000 — Expansão posterior da carteira de fornecedores até 500, o grupo consolida a sua posição de líder incontestável no mercado, sendo um balcão único para todos os produtos de software.
- 2001 — A Softline abriu o seu primeiro escritório em Minsk, Bielorrússia. O grupo fundou o “Centro de Formação e Educação da Softline” e abriu o “Centro de Apoio Técnico para clientes”, o que está descrito abaixo na seção "Produtos e Serviços".
- 2003 — A Empresa lança a AXOFT, uma empresa de distribuição para prestar serviços aos clientes através das redes de parceiros. A filial do grupo em Minsk torna-se o primeiro parceiro autorizado da Microsoft na Bielorrússia.
- 2004 — A Softline criou o “Centro de soluções e competências da Microsoft" para desenvolver o setor de serviços relativos ao negócio. Além disso, continuou a expansão para novos países — Cazaquistão e Uzbequistão. O grupo lançou a solução de comércio eletrônico, Allsoft, que permitia aos fornecedores de software de qualquer escala realizar as transações totalmente automatizadas com os clientes B2C e SOHO. A Softline lançou a solução de comércio eletrônico «All-in-One» que permitia efetuar as vendas digitais nos websites dos fornecedores de software e realizar o serviço de apoio ao cliente, localização de idioma e moeda, criação de sistema de tributação e métodos de pagamento.
- 2005 — O grupo lançou os Serviços de Consultoria da Softline e expandiu a sua atividade para o Quirguistão. A empresa começou a auditoria das contas com a empresa Moore e Stephens na qualidade de auditores. A Softline recebeu o estatuto do parceiro de ouro certificado pela Microsoft.
- 2006 — A Softline abriu os primeiros escritórios no Azerbaijão e Tajiquistão. O lucro anual do grupo constituiu aproximadamente 100 milhões de dólares dos EUA.
- 2007 — O grupo tornou-se líder no mercado de licenciamento de software, bem como entrou nos mercados da Geórgia e da Mongólia. Foi tomada a decisão de iniciar a expansão internacional para os mercados emergentes em todo o mundo.
- 2008 — A Softline abriu os escritórios na Turquia, Vietnã, Armenia e Turquemenistão. O lucro anual do grupo excedeu 350 milhões de dólares dos EUA.
- 2009 — A Softline lançou «Software-as-a-Service» (SaaS) e fez as suas primeiras fusões e aquisições, adquirindo ActiveCloud e Active Platform, fornecedor bielorusso de serviços de nuvem com uma forte posição no mercado e propriedade intelectual chave para serviços de corretagem em nuvem.
- 2010 — O grupo abriu os escritórios na Argentina, Colômbia, Romenia, Moldávia e lançou o departamento de Serviços da Softline. O volume de comércio eletrônico da Allsoft atingiu mais de 500.000 encomendas pagas pelos clientes.
- 2011 — Expansão do negócio na Malásia e no Peru. O lucro anual da Softline superou 500 milhões de dólares. O grupo foi reconhecido como Parceiro Global do ano da Microsoft na área de gestão dos ativos de software.
- 2012 — A Softline abriu os escritórios no Camboja, Laos, Costa Rica e Chile. O grupo foi reconhecido como o Parceiro do Ano da Microsoft.
- 2013 — Expansão do negócio para o Brasil e México. A Softline abriu a loja eletrônica para clientes B2B para otimizar as operações e fornecer aos clientes as capacidades de autosserviço.
- 2014 — O grupo abriu a filial na Índia. A Softline torna-se parceiro global LSP da Microsoft. O grupo fez investimentos significativos no seu negócio e serviços em nuvem, bem como na diversificação da sua carteira de produtos por meio da escalabilidade do seu negócio de hardware com ajuda dos fornecedores globais, líderes nas regiões da CEE. A Softline adquiriu a Novacom na Bielorrússia, um dos principais integradores de sistemas locais.
- 2015 — A Softline fez expansão no Mianmar e recebeu o estatuto Premier da Cisso em 9 países e o estatuto LSP da Microsoft em 19 países da CEE, LATAM e Ásia. A geografia da presença do grupo ultrapassa 30 países e 80 cidades.
- Em 2016, a Softline angariou as ações da Da Vinci Capital, fundo líder independente dos investimentos diretos, bem como adquiriu a Compusoftware (líder na área de licenciamento e serviços de infra-estruturas do Brasil). A Softline criou o maior centro de processamento de dados na Europa de Leste, reconhecido como "Projeto do Ano na área de criação de Centro de processamento de dados", bem como implementou os seus primeiros projetos de Internet das Coisas (IoT). Além disso, o grupo introduziu novos serviços na sua carteira, incluindo «ambiente de trabalho como um serviço", "equipamento como um serviço" e serviços gerenciados. A Softline Geórgia foi reconhecida como o parceiro do ano da Microsoft Geórgia. A Softline abriu os escritórios na Tailândia. Outro marco é atingido com 99% das encomendas na plataforma de comércio eletrônico do grupo a serem provisionadas dentro de vários minutos após o pagamento.
- 2017 — A Softline obteve o lucro anual superior a 1 bilhão de dólares. O grupo adquiriu a Enaza (uma plataforma IP gerida por proprietários que permite aos clientes da empresa de telecomunicações vender as assinaturas de software. A empresa também abriu os escritórios nas Filipinas, Paraguai, Uruguai, Nicarágua, Honduras, Guatemala, El Salvador e Equador. A Softline foi reconhecida como um parceiro do ano 2017 da Microsoft no Chile, Camboja e Cazaquistão. A Softline E-commerce surgiu em vários países da Europa Ocidental, América Latina e Ásia.
- 2018 — A Softline adquiriu uma participação minoritária na Crayon, uma empresa norueguesa de consultoria na área de TI que fornece as licenças de software, gestão de ativos de software e serviços de consultoria. Os escritórios da empresa aparecem na Bolívia, Bulgária, Servia, Hungria, Croácia e Eslovenia. O grupo recebeu a classificação de crédito da Standard and Poor's e colocou com sucesso as suas primeiras obrigações públicas. A Softline foi reconhecida como parceiro do Ano 2018 da Microsoft no Camboja pelo segundo ano consecutivo. O grupo lançou o Laboratório Digital da Softline para fornecer os serviços de transformação digital aos clientes empresariais com utilização das tecnologias avançadas (IoT, Big Data, ML, VR e outros). Lançamento da plataforma digital Softline para faturamento automático e prestação de serviços em nuvem (Microsoft Office 365, Azure, etc.), software por assinatura e outras ofertas de serviços populares. A equipe de comércio eletrônico do grupo recebeu o prémio de «Melhor equipe de trabalho com Clientes» da CX World Awards.
- 2019 — A Softline adquiriu o Centro de Altas Tecnologias, empresa especializada no desenvolvimento de software personalizado, incluindo concessão, desenvolvimento, garantia de qualidade e testes do software, manutenção e apoio contínuo, bem como análise de requisitos. O grupo também adquiriu a IP Cloudmaster (serviço em nuvem para a gestão de infraestrutura multi-nuvem do cliente). O volume de operações na plataforma de comércio eletrônico da Softline atingiu 17 milhões de encomendas a partir do momento da sua criação, permitindo cumprir automaticamente os pedidos para mais de 200 fornecedores. O grupo voltou a emitir com sucesso as obrigações públicas. O grupo abriu os escritórios no Egito, República Checa, Polonia, Coreia do Sul, Sri Lanka, bem como recebeu o estatuto global de Microsoft Azure Expert Managed Service Provider (MSP) (o que confirma a experiência mundial do grupo no fornecimento de uma vasta gama de projetos e serviços gerenciados na plataforma Microsoft Azure). O grupo lançou os Serviços Premier da Softline a fim de aumentar a estabilidade, desempenho e segurança das infraestruturas que utilizam as soluções Microsoft. Os serviços Premier da Softline têm por objetivo assegurar um desempenho constante sem riscos e o maior retorno possível dos investimentos em produtos de TI, oferecendo aos clientes apoio especializado, suporte técnico regular no local durante todo o ano.
- 2020 — A Softline abriu a sua nova sede em Londres, Reino Unido. O grupo colocou com sucesso duas Obrigações Públicas e melhorou a sua classificação de crédito S&P para B-Stable. É lançada a Softline Finance; uma oferta de serviços financeiros da Softline que permite aos clientes receber planos de pagamento em prestações de produtos e serviços adquiridos ao grupo. O grupo fechou com sucesso 3 negócios F&A por meio da aquisição da Embee - um dos players principais do mercado de TI na Índia (reconhecida como Parceiro do Ano da Microsoft na Índia em 2018), Aplana — empresa de terceirização na área de desenvolvimento de software com uma forte carteira de projetos internacionais e a Softline AG — grupo de consultoria em TI com sede na Alemanha e filiais na Áustria, Bélgica, Holanda e Reino Unido. O lucro anual do grupo excedeu 1,8 bilhões de dólares.
- Em 2021, a Softline continuará a se esforçar para atingir o objetivo de se tornar o principal fornecedor de serviços de transformação digital e segurança cibernética com a melhor cobertura dos mercados emergentes:
- A Softline Ecommerce tem mais de 120 funcionários, opera em mais de 30 países e processa 10.000 pedidos por dia, responde a pedidos de apoiode 1.500 clientes por dia, suporta mais de 25 métodos de pagamento diferentes e mais de 30 moedas.
- A Enaza trabalha com mais de 40 operadores de telecomunicações em todo o mundo.
- A equipe de Desenvolvimento de Software Personalizado da Softline tem mais de 500 funcionários.
- A solução de comércio eletrônico da empresa é destacada pela IDC no seu relatório Vendor Spotlight 2021.
- O grupo atinge múltiplas especializações avançadas Microsoft em Kubernetes no Azure, Linux e Migração de Base de Dados de Código Aberto para o Azure, e Windows Virtual Desktop.
- As operações da Softline na Bulgária, Camboja, Malásia e Vietnã foram premiadas pela Microsoft como "Parceiro do Ano".