
A nuvem pública ganha cada vez mais corpo junto às empresas. Pesquisa da IDC, que ouviu mais de 6 mil empresas, mostra que dois terços delas pretendem investir em infraestrutura como serviço (IaaS, da sigla em inglês), tendo como base a nuvem pública, até o final deste ano. A adesão das grandes corporações tem contribuído para o crescimento acelerado de IaaS.
De acordo com estudo da consultoria, a receita de IaaS baseada em nuvem pública até 2020 mais que triplicará, saltando de US$ 12,6 bilhões, em 2015, para US$ 43,6 bilhões, em 2020, o que daria uma taxa de crescimento composta anual de 28,2% no período de cinco anos. “É um desafio para os fabricantes entenderem esse movimento, mas é uma oportunidade de acelerar a contratação de serviços na nuvem”, diz o diretor de pesquisa da IDC, Deepak Mohan.
O mercado de IaaS em nuvem pública cresceu 51% em 2015 e, para 2016 e 2017 a IDC acredita em um salto de 41%. A partir de 2017, a tendência é que esse crescimento caia, uma vez que as corporações passarão do nível de explorar a nuvem para otimizá-la. A IDC entende ainda que alternativas como nuvem privada gerenciada cresça em maturidade e disponibilidade, garantindo aos departamentos de TI mais opções para a transformação da infraestrutura.
Fonte: Convergencia Digital