
Relatório da Cloud Security Alliance sugere abordagens para dez grandes desafios envolvendo grandes volumes de dados.
Big Data é reconhecido pela conjunção de três fatores: volume, variedade e velocidade. As empresas buscam maneiras de vencer o desafio da proteção em um ambiente recheado de informações, mas essas características tornam a segurança uma meta distante.
A Cloud Security Alliance, organização que reúne empresas de TI, liberou no dia 26 de agosto um relatório com 100 melhores práticas para ajudar as empresas a atingirem esse objetivo.
Como o próprio nome da associação sugere, a CSA procura promover o uso das melhores práticas de segurança da informação em um mundo em nuvem. Dentre os membros da iniciativa, encontram-se nomes como VMware, Microsoft, AWS e Red Hat.
Em um relatório anterior, o grupo dividiu os riscos de segurança em Big Data em um conjunto dos dez maiores desafios. Agora, são apresentadas as dez melhores práticas desenhadas para que as companhias estabeleçam a segurança de olho em cada um desses desafios.
Para companhias trabalhando com frameworks de programação distribuída – como Apache Hadoop, por exemplo – a CSA recomenda usar autenticação Kerberos ou algo equivalente para estabelecer a confiança.
Assim, para assegurar que a privacidade de dados não seja comprometida, todas informações de identificação pessoal, como nome, endereço, números de registros sociais e de documentos devem ser mascarados ou removidos.
O documento também apresenta sugestões para segurança em tempo real e monitoramento de compliance, análise de preservação de privacidade, governança dos dados, técnicas criptográficas, entre outras. O download do documento, em inglês, é gratuito mediante cadastro.
Fonte: Computerworld